Umectação capilar: O que é e como fazer no seu cabelo

A umectação tem se tornado cada vez mais popular, afinal é utilizada para recuperar cabelos danificados com óleos naturais, tornando-se um método de custo baixo, porém bem eficiente, deixando até mesmo as pontas quebradas, duplas e ressecadas do cabelo sedosas e macias.

É bem comum as pontas de o cabelo começarem a abrir e ressecar com o calor do secador, da chapinha, com descoloração ou outro tipo de química, e a umectação ajuda o cabelo a recuperar a oleosidade perdida, acabando com as pontas secas.

A umectação também tem se tornado comum para quem adere ao cronograma capilar. O cronograma capilar se trata basicamente de uma “rotina” de hidratação, nutrição e reconstrução que varia de acordo com as necessidades do cabelo. No caso da umectação, ela entra na etapa da nutrição.

Como fazer a umectação no cabelo?

Umectação Capilar

A umectação se consiste em aplicar um óleo natural com uma máscara capilar nas pontas e no comprimento do cabelo (nunca na raiz, caso contrário o cabelo fica muito oleoso). Os óleos mais comuns para a umectação são os óleos de coco, de rícino e o de oliva. No caso do óleo de oliva é possível utilizar até mesmo azeite de oliva extra virgem.

Na teoria, todos os óleos vegetais ajudam o cabelo a repor os nutrientes necessários, no entanto opte sempre pelos mais puros possíveis e sem óleo mineral e nem silicones indissolúveis, pois estes impedem o cabelo de absorver a nutrição necessária.

Para fazer a mistura necessária para a umectação, é necessário misturar a máscara (seja de nutrição, hidratação ou reconstrução, nada que deixe seu cabelo muito pesado, afinal a “receita” ainda terá o óleo, vai da necessidade do seu cabelo) com o óleo em uma medida de acordo com o tamanho do seu cabelo do comprimento até as pontas. O ideal é começar a aplicar longe da raiz (e nunca chegar ao couro cabeludo) e de preferência a partir de onde seu cabelo começa a ter pontas secas.

A medida do óleo para a máscara também é relativa, mas de 6 a 8 gotas de óleo normalmente são o suficiente para um cabelo médio.

Basta aplicar, de preferência com um pincel (sempre evitar ao máximo contato da mão diretamente no pote da máscara para evitar que esta perca os nutrientes necessários) nas áreas danificadas e esperar. Normalmente, o tempo de espera varia por cerca de uma hora, mas há pessoas que preferem dormir com o produto no cabelo.

Na hora de retirar o produto, basta lavar seu cabelo normalmente, evitando o contato das pontas com óleo na raiz do cabelo.

Outra forma de fazer a umectação no cabelo é aplicar diretamente o óleo no cabelo. Nesse caso, vale a criatividade. Muitas pessoas misturam os óleos naturais entre si ou com ampolas de tratamento, vai do gosto (e da necessidade do cabelo) de cada um. Há alguns produtos populares no mercado, como o Óleo Extraordinário da Elseve que são ideais para quem quer fazer a umectação mas não quer arriscar com um óleo natural por conta da oleosidade.

A umectação também pode ser feita com manteiga vegetal, que assim como os óleos naturais é possível encontrar em perfumarias, casas de produtos naturais ou de fabricação de cosméticos.

O resultado da umectação varia de cabelo para cabelo, de acordo com os quão danificados os fios estão. Mas no final é bem similar a uma selagem, porém com um custo baixíssimo e possível de ser feito em casa.

Quer ficar por dentro das tendências e de todas novidades que acontece no mundo da Beleza e Moda ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *